Livros para conversar sobre medo e como ajudar as crianças a lidarem com seus medos

O medo faz parte da natureza humana e o suporte dos pais é essencial para ajudar as crianças a lidarem da melhor forma com esse sentimento.  

Através das histórias, as crianças entendem melhor seus sentimentos e podem se identificar com os personagens e conseguir elaborar ou encontrar soluções para seus próprios medos.    

Selecionamos alguns livros que falam sobre o medo de forma lúdica e que vão ajudar a conversar com as crianças sobre como lidar com esse sentimento.

Títulos disponíveis em nosso site para toda Europa. 

Confira abaixo nossa lista de indicações:

 

1- Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque, editora Autêntica

Esse clássico da literatura infantil conta a história de uma menina medrosa que acaba enfrentando o que mais lhe assustava e inventa uma forma de vencer os seus medos.

Ótimo livro para conversar com as crianças sobre como lidar com o medo, além de trazer outros ensinamentos, como a importância da coragem e determinação para encarar os desafios.

2- E Foi Assim Que Eu e a Escuridão Ficamos Amigas, de Emicida, Companhia das Letrinhas

Uma menina tem medo da escuridão. Quando chega a noite, vem a preocupação, o que o escuro pode esconder? O que ela nem imagina é que, do outro lado, a escuridão também é uma menina — cujo maior medo é a claridade, e todo tipo de coisa que se revela quando nasce o sol.

3- O Ursinho Apavorado, de Keith Faulkner, Companhia das Letrinhas

O ursinho apavorado é um livro com dobraduras enormes em todas as páginas. A aventura vivida pelo ursinho dessa história começa quando ele acorda assustado no meio da noite. Ouviu um barulho horrível. O que será?

4- Monstros Lá de Casa, de Eleonora Marton, editora Peirópolis

Ao virar a página, as crianças desvendam o mistério por trás das criaturas noturnas que aparecem à noite. Este livro vai ajudar as crianças a superarem seu medo do escuro e, quem sabe, até mesmo mudar suas ideias sobre monstros.

5- Como Apavorar os Pesadelos, de Catherine Leblanc, V&R

Criativo e com ótimas ilustrações, o livro traz truques secretos altamente eficazes para acabar de vez com todos os sonhos ruins.

6- Orion e o Escuro, de Emma Yarlettm editora Globinho

O menino Orion sente pavor do escuro. E por mais que garoto procure as soluções mais criativas, todo dia, sempre chega a hora de apagar a luz para dormir. Ao perceber que os barulhos assustadores e monstros não são o que parecem, Orion entende que mundo não é tão assustador.

7- Eu e Meu Medo, de Francesca Sanna, V&R

Quando uma garota tem de se mudar de país e começar em uma nova escola, seu medo diz a ela para ficar sozinha. Uma emocionante história sobre como fazer amizades e encontrar conforto quando compartilhamos nossos medos.

8- Vai Embora, Grande Monstro Verde, de Ed Emberley, Brinque-book

Neste livro cheio de recortes, o Grande Monstro Verde se transforma diante dos seus olhos. Quando você estiver pronto para mostrar quem é que manda de verdade, simplesmente feche o livro e faça-o sumir.


Post anterior


Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados